Luciana Rabello, Mauricio Carrilho e Tomaz Retz

Detalhes

15:00
01/12/2021
Auditório Radamés Gnattali

O trio formado por Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Tomaz Retz (flauta) fará duas apresentações na Casa do Choro com repertório focado em composições próprias. Mauricio e Luciana tocam juntos desde 1975, quando formaram o grupo Os Carioquinhas, ao lado de Raphael Rabello e outros grandes músicos. Em 1979, esse primeiro conjunto deu origem à Camerata Carioca (acrescida do terceiro violão de João Pedro Borges) que acompanhou Joel do Nascimento em shows e num belo disco em homenagem aos 10 anos de morte de Jacob do Bandolim - Tributo a Jacob do Bandolim - idealizado por Herminio Bello de Carvalho, com a participação luxuosa de Radamés Gnattali ao piano, em todos os arranjos, em metade das composições.

Luciana Rabello, dali em diante, participou de centenas de gravações e muitos shows de diversos artistas no Brasil e no exterior. Em 2000, ao lado de Mauricio Carrilho criou a Acari Records (www.acari.com.br) - primeira gravadora de choro hoje com mais de 70 cds lançados - a Escola Portátil de Música (www.escolaportatil.com.br), com mais de 1.000 alunos matriculados e, em 2015, a Casa do Choro (www.casadochoro.com.br). Essa casa na Rua da Carioca, no Rio, abriga o maior acervo de choro do planeta e foi feita para ensinar, divulgar e preservar essa cultura e a Música de qualidade que vem sendo produzida e ignorada pelos meios de produção no Brasil - apesar de ter sido a origem de tudo que de melhor se produziu no país em toda a sua história.

Mauricio Carrilho em 2021, pela quarta vez, compõe um anuário, o que corresponde a um compromisso consigo mesmo de criar (no mínimo) uma música por dia . Para quem gosta de música, 2013 – assim como 2005 e 2009 – foram anos ímpares, que terminaram somando 1.219 novas músicas à Música Brasileira, à qual Maurício Carrilho também somou oito novos discos – a série “8 com” da Acari Records. Paulo César Pinheiro é seu parceiro em mais de 50 canções.

Tomaz Retz é flautista e professor da Escola Portátil de Música. Desde a fundação da Casa do Choro, em 2015, é coordenador do Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim. Participou como pesquisador, músico e/ou professor em importantes projetos tais como: palestrante e professor do primeiro festival de Choro de Roterdã-Holanda (2013); pesquisador do projeto de digitalização, catalogação e divulgação do maior acervo de Choro do país na Casa do Choro (2015); e ainda teve oportunidade de tocar com grandes nomes da música popular como Luciana Rabello, Mauricio Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Cristóvão Bastos, Nailor Proveta, Paulo Aragão, Pedro Amorim, Valdir Silva, Valter 7 Cordas, entre outros.

Compre seu ingresso AQUI

Mídias:

 

curta nossa página

Parceiros:
EPM