Quem somos

Criado em 1999 por um grupo de músicos, produtores e artistas, o Instituto Casa do Choro é uma instituição atuante no terreno da educação musical, preservação e divulgação da música popular carioca, em especial o choro. Suas atividades são voltadas para a formação de plateias e de músicos profissionais, manutenção, conservação e divulgação de acervos, catalogação, registro e preservação da memória musical.

A presidente do Instituto é a cavaquinista, compositora e produtora Luciana Rabello, que desde 1976 trabalha e defende essa cultura. O vice-presidente é o compositor, arranjador e violonista Mauricio Carrilho que, assim como a parceira Luciana, trabalha em prol da divulgação e preservação do gênero também desde 1976. Ambos são criadores do projeto Escola Portátil de Música (juntamente com Alvaro Carrilho, Celsinho Silva e Pedro Amorim) e da gravadora Acari Records - a primeira a única especializada em choro.  Essas ações conjuntas contribuem de forma definitiva para a preservação, renovação e divulgação dessa cultura no cenário nacional e internacional, durante esses já longos anos de atuação. Na diretoria do Instituto encontram-se ainda os músicos Celsinho Silva, Jayme Vignoli e Paulo Aragão.

O Instituto é o realizador do projeto Escola Portátil de Música que, desde o ano 2000, forma jovens e adultos dentro da linguagem do choro, tendo atendido a mais de 13.000 alunos do Brasil e do exterior.

Além do seu núcleo fixo, que atende a cerca de 1.000 alunos por ano, A EPM tem seus núcleos portáteis nos quais ex alunos, hoje formados professores, levam a didática inovadora do projeto a diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro.  Em 2012, foi inaugurada a primeira filial internacional da EPM, no Conservatório de Música de Roterdam, Holanda, que vem apresentado expressivos resultados, divulgando a nossa cultura e consolidando-se como verdadeira fonte de divisas nacional.

Promove ainda, desde dezembro de 2004, o Festival Nacional do Choro que em 2004 e 2006 foi realizado na cidade de Mendes (RJ), e em 2007 e 2008 em São Pedro (SP), atraindo em cada edição mais de 250 alunos de todo o Brasil e mais de 20 de outros países (como Estados Unidos, Japão, Argentina, Suíça, França, Espanha, África do Sul). Em 2010, o V Festival Nacional de Choro foi realizado nas cinco regiões do Brasil, juntamente com o lançamento da série de CD´s “Choro Carioca – Música do Brasil”, em parceria com a gravadora Acari Records. Em 2015, com patrocínio do BNDES, o VI Festival Nacional de Choro aconteceu em abril como evento de inauguração da Casa do Choro. Em 2016, também com patrocínio do BNDES, aconteceu o VII Festival Nacional do Choro em homenagem aos 70 anos do pianista Cristóvão Bastos.  

A Casa do Choro possui um acervo de mais dezesseis mil partituras de compositores dedicados ao gênero desde o século XIX, mais de dois mil discos de 78 rotações e LPs, além de vasto material bibliográfico e iconográfico relativo a este universo.  A catalogação, digitalização e editoração desse acervo - assim como toda a estrutura necessária à sua disponibilização ao público, teve o patrocínio do BNDES..

 Em 2015 é inaugurada a Casa do Choro, na Rua da Carioca, centro da cidade berço dessa cultura - o Rio de Janeiro, consolidando-se como centro de referência da matéria para músicos, pesquisadores e amantes do Choro de todo o Brasil e do mundo.  No Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim, da Sala Herminio Bello de Carvalho, na Casa do Choro - será disponibilizado fisicamente todo o acervo deste site.

O imóvel tombado onde está localizada a Casa do Choro foi cedido a este Instituto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2009 e as obras de restauro e reforma tiveram patrocínio do BNDES e da Petrobras e o incentivo da Lei Rouanet.

Diretoria Presidente: Luciana Maria Rabello Pinheiro

Vice-presidente: Maurício Lana Carrilho

Secretário geral: Paulo de Moura Aragão

Tesoureiro: César Lana Carrilho

Conselho fiscal: Pedro Caminha de Amorim, Celso José de Silva, Marcílio Marques Lopes

Conselho Consultivo: Jayme Vignoli Rodrigues de Moraes, Ana Rabello Pinheiro, Leonardo Miranda Filho

Estatuto social do Instituto Casa do Choro

Ata da assembleia geral

Contrato BNDES 2013

Contrato BNDES 2015


Mídias:

 

curta nossa página

Parceiros: